AMPLIAMOS NOSSA REDE PARA MELHOR ATENDER EM OUTROS ESTADOS!
Atendimento Balcão 2ª à 6ª feira - das 9h30 às 18h30 | Sábado - das 9h às 13h | 3ª feira expediente encerra às 17h
 

A Assistência do HD possui profissionais Capacitados e Especializados em Recuperação de
Dados de sistemas RAID e NAS (Storage).

Temos a consciência que sua empresa e o seu negócio NÃO PODEM PARAR e precisam dos Dados no menor tempo possível , por isso, usamos a mais Alta Tecnologia em (Hardware e Software) para Recuperar os Arquivos na medida da sua importância.

Não importam quantos discos estão sendo utilizados no seu RAID ou NAS, nós solucionamos.

Seja qual for o seu problema, Temos a Solução, no Storage NAS, na Controladora RAID queimada, Alterações nas Configurações da controladora RAID, Danos Físicos ou Lógicos em um dos Discos, Tentativas Frustradas na Reconstrução do Array, Formatação Acidental, etc.

O tempo médio necessário para recuperar os dados de um RAID, pode variar de acordo com o estado das mídias (HD's), podem levar de 01 a 03 dias ou até mesmo no mesmo dia (acontece) para os casos mais simples. O prazo pode se estender, no caso de danos graves em um ou mais discos do Array.

Para Diagnóstico/Orçamento , envie apenas os HD's. Não é necessário trazer o Servidor inteiro, pois temos toda a estrutura e o conhecimento técnico para reconstruir as configurações do Array RAID.

Ao retirar os Discos (HD's) do servidor, anote a ordem em que os Discos (HD's) estavam instalados, numerando-os sequencialmente.

O QUE É RAID?

RAID (Redundant Array of Independent Disks) é um sistema onde dois ou mais HD's são utilizados em conjunto, para proporcionar uma maior confiança e segurança no armazenamento dos Dados ou que funcionam como um disco único para aumentar o volume a ser utilizado.

Exemplo: 2 HD's de 500gb formam um volume de 1TB.

O objetivo em montar um sistema RAID é: Melhor Desempenho (RAID-0), Maior Segurança (RAID-1) ou ambos (RAID-5).

A implementação do sistema RAID foi criada em 1987 na Universidade Berkeley (Califórnia - EUA) pelos pesquisadores americanos David A. Patterson, Garth A. Gibson e Randy Katz.

Um sistema RAID pode ser montado via controladora dedicada ou via software através do próprio sistema operacional (Windows XP, Windows 7, Windows Server, Linux ou Mac OS X).

O ideal é o RAID via hardware, já que todas as operações de leitura e gravação dos dados são executadas pelo processador da placa controladora, liberando a CPU do computador para outras tarefas.

COMO É FEITA A RECUPERAÇÃO DE DADOS NUM SISTEMA RAID?

Se o problema for apenas lógico, usamos as melhores Ferramentas Especializadas ou Engenharia reversa para descobrir as configurações necessárias para reconstrução do Array.

Se um dos HD's tiverem Bad Blocks, nosso equipamento possibilita montar o Array diretamente e visualizar as pastas existentes. Neste caso, a Recuperação dos Dados é feita diretamente emulando o algoritmo da controladora, e fazendo a leitura do HD com Bad Blocks junto do HD íntegro.

A maior parte dos profissionais em TI das empresas tentam fazer algo quando acontece um problema dessa natureza. NÃO FAÇA NADA.

Muitos profissionais das empresas de Recuperação de Dados utilizam outra maneira, primeiro clonam os HDs e depois remontam o Array. Mas se um dos HD's estiver muito danificado, é melhor extrair diretamente os dados procurados e ignorar o restante. Clonar um HD inteiro sem necessidade pode estressar o dispositivo, além de aumentar consideravelmente o tempo necessário para o serviço.

Se um dos HDs estiver fisicamente danificado, é necessário repará-lo primeiro para depois tentar reconstruir o Array RAID.

TIPOS MAIS COMUNS DE SISTEMAS RAID

RAID 0 (Stripping)

Este tipo de RAID visa unicamente à melhoria na performance dos discos.

A velocidade no acesso aos dados é o dobro de cada disco individual. Qualquer problema num dos HDs destruirá o Array e levará à perda dos dados. Quando os dados são gravados nos discos, eles são divididos em blocos chamados "strize size". Os blocos são então gravados sequencialmente em ambos os HDs.

Quanto maior a quantidade de HDs no Array, melhor o desempenho. Mas também é maior a chance da Perda dos Dados.

RAID 1 (Mirroring/Espelho)

No RAID 1, os dados são gravados em duplicata em ambos os discos simultaneamente. O Array continuará a funcionar, mesmo que um dos HD's seja danificado. Com suporte técnico adequado, bastaria substituir o HD defeituoso por um novo e reconstruir o Array.

 

RAID 5 (Block Level Stripping with Distributed Parity)

Para programar um RAID-5 é necessário no mínimo 3 discos.

A paridade dos dados são gravados em todos os HD's. Se um dos discos falhar, mesmo assim o RAID pode continuar funcionando até a substituição do HD danificado. Ele permite uma combinação de boa performance com segurança.

 

OUTROS TIPOS DE RAID

Existem também tipos menos comuns de RAID que são: RAID 2, RAID 3, RAID 4, RAID 6 e RAID 10

 

PERGUNTAS FREQUENTES

1 - Quais os sistemas operacionais usados em RAID os mais comuns?

RESPOSTA: Windows 2003/2008 Server (NTFS), Mac OS (HFS+), Linux (EXT2, EXT3, UFS).

2 - É necessário levar o servidor inteiro ou a placa controlad RAID?

RESPOSTA: Depende da controladora, na maioria das vezes, basta trazer apenas os HD's, tomando cuidando de anotar a ordem em que eles estavam instalados no servidor. Se você souber, informar também a marca/modelo da controladora e os parâmetros da configuração do Array.

3 - Quanto tempo demora a avaliação? Ela é cobrada?

RESPOSTA: A avaliação e o Orçamento são GRATUITOS e demora de 30 minutos a 02 horas.

4 - Quanto custa o serviço de recuperação de dados de RAID?

RESPOSTA: Normalmente, o valor varia de R$ 650,00 a R$ 2.500,00 reais por disco, mas sempre negociamos o valor que seja bom para nós e para o cliente, pois queremos ganhar clientes e não somente o dinheiro deles.

5 - O que é o comando INICIALIZAR existente nas placas adaptadoras RAID?

RESPOSTA: Este comando é utilizado para inicializar o HD para que ele possa ser enxergado pelo sistema operacional e possa ser utilizado em um Array RAID. De modo simplificado, seria algo parecido como se formatássemos o HD, zerando-o. ATENÇÃO: Jamais utilize este comando pensando que ele trará os dados perdidos de volta. Se você inicializar os discos, em algumas situações específicas poderá ser impossível restaurar os dados.

6 - Posso ligar um HD SAS numa controladora SATA para recuperar os dados?

RESPOSTA: Não, este tipo de HD deve ser ligado numa controladora SAS, cujos comandos internos são diferentes de um HD SATA.

7 - Tenho um NAS com 4 HD's dentro. Ele funciona em RAID?

RESPOSTA: Na maior parte dos casos, tais dispositivos funcionam em RAID 0, Raid 5 ou JBOD.

8 - Quais as marcas de marcas de NAS mais comuns:

RESPOSTA: Buffalo Technology, LinkStation, Iomega, Synology, LaCie, Western Digital e Seagate.

 

O detalhe mais importante de tudo que estamos falando sobre RAID é.

Nas mãos de quem você deve confiar os Dados da sua empresa? E quem pode realmente dar uma Assistência de acordo com a sua necessidade de Prazos e Preços?

Esperamos que NUNCA PRECISE DOS NOSSOS SERVIÇOS, mas se precisar faça uma consulta e verá que podemos atender a sua empresa tão rápido que a sua Produção não cairá.

 

Atendimento Comercial Telefones: (11) 3362-8136

Horários: De 2ªf a 6ªf – das 9h30 às 18h30 (exceto as 3ªf das 9h30 às 17h) • Sab. das 9h às 13h.

Atendemos 24 horas para Emergências nos Telefones:

• Rádio Nextel ID: 55*9*7002
 


©Copyright 2012 Assistência do HD - Todos os direitos reservados
Avenida Ipiranga, 978 - 18º andar
cj. 1800 - São Paulo
(11) 3362-8136